As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Dicas Culinárias e de Alimentação

Alimentação para pessoas com câncer

24/04/2008

Estima-se que cerca de 50% desses pacientes fiquem desnutridos em algum momento da doença. Na hora do diagnóstico, até 60% dos que sofrem de tumores gastrointestinais, de cabeça, do pulmão ou do pescoço já estão malnutridos, segundo dados apresentados no 4º Simpósio Internacional de Nutrição da Nestlé, no final de 2007, em Lausanne (Suíça).

A equipe da Alícia desenvolveu um livro de receitas em parceira com a AECC (associação espanhola contra o câncer) --a idéia foi adaptar o menu de Adrià de forma a minimizar conseqüências comuns da quimio e da radioterapia, como náuseas, prisão de ventre e inflamações da boca.

Além da inapetência de fundo emocional, fatores orgânicos levam à perda da massa magra e para a desnutrição. "O tumor aumenta a demanda por nutrientes, pois usa as reservas do corpo", diz o nutricionista Nivaldo Barroso de Pinho, chefe do serviço de nutrição do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Infecções, dores e desconfortos causados pelo tratamento também contribuem. "Alguns tumores podem comprimir parte do sistema digestivo e dificultar a ingestão de comida", diz o oncologista André Murad, chefe do serviço de oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A doença pode desregular o controle de apetite no sistema nervoso central e gerar resistência à grelina, hormônio responsável pela sensação de fome. Estresse e inflamações, em alguns casos, superestimulam os mecanismos de saciedade.

Por isso, pacientes com câncer devem buscar alimentos ricos em proteínas e calorias. "Estamos no caminho para descobrir quais fontes alimentares podem ajudar no estoque de nutrientes. Os alimentos devem ter densidade e valor energético altos", disse à Folha Pierre Dechelotte, professor de nutrição clínica do Hospital Universitário de Rouen, na França.

O especialista sugere enriquecer purês, de fácil digestão, com azeite, leite em pó, iogurte ou ovos para aumentar o teor protéico e calórico da refeição.

O problema, segundo Elena Roura, do Alícia é que uma alimentação composta apenas por purês se torna tediosa para o paciente. É aí que entram as pesquisas de Ferran Adrià, conhecido por suas experiências com diferentes texturas. "Um exemplo são as espumas, que permitem às pessoas que têm de levar uma alimentação em forma de purê uma outra textura", disse Roura à Folha, por e-mail.

Outro aspecto importante, diz, é a temperatura do prato --muitas receitas desenvolvidas são frias. "As náuseas são comuns em pacientes com câncer, e o cheiro dos alimentos pode piorá-las. Os alimentos frios, que não exalam tanto odor, são mais apetecíveis para essas pessoas. Além disso, muitas ficam com a boca seca, e a comida fria dá uma sensação de frescor."

Ômega 3

Segundo Murad, da UFMG, há evidências científicas de que o ácido graxo EPA, derivado do ômega 3, reduz as respostas inflamatórias e pode ser receitado como suplemento. Em casa, o paciente pode consumir peixes ricos nesse nutriente, grãos e cereais, preferencialmente preparados com azeite de oliva.

Ele sugere evitar alimentos ricos em açúcar, carnes vermelhas e leite integral, já que a intolerância à lactose é comum.

"Os pacientes devem buscar uma dieta balanceada antes da radioterapia ou da quimioterapia pois, durante o tratamento, é mais difícil atingir as metas de ingestão", alerta Dechelotte.

Especialistas brasileiros acreditam que uma deficiência nutricional pode gerar complicações pós-operatórias e demora na recuperação. "Antes de ir para a mesa de cirurgia, o paciente deve receber orientação nutricional", sugere De Pinho.

Para complementar a alimentação, podem ser indicadas fórmulas nutricionais específicas. Para Dechelotte, esses produtos são de fácil digestão e oferecem grande quantidade de proteínas em pequenos volumes de alimento e devem ser usados entre as principais refeições para aumentar o aporte calórico.

Fonte: Folha OnLine

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017