As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Alimentos ricos em antioxidantes protegem pele dos efeitos do sol

22/10/2007, por Maria Vianna

Mudar o cardápio e ganhar uma proteção extra contra a ação dos raios ultravioleta. Parece sonho, mas não é. Segundo especialistas em medicina ortomolecular, entre elas a nutróloga Tamara Mazaracki, alimentos ricos em antioxidantes, substâncias formadas por vitaminas, minerais, enzimas e outros compostos vegetais, deixam a pele mais resistente ao ressecamento e ao envelhecimento precoce causado pelo sol.

- Uma dieta rica em carotenóides - brócolis, pimentão, abóbora, tomate, cenoura, goiaba, agrião e mamão, entre outros - pode deixar a pele menos suscetível a queimaduras. Isso porque as mesmas enzimas que defendem esses legumes da radiação solar também agem no nosso corpo, podendo prevenir uma série de doenças ligadas à ação dos radicais livres, entre elas os danos causados pelo sol. Alimentos com antioxidantes como o alfacaroteno, o betacaroteno, o licopeno e a luteína aumentam a resistência cutânea contra as queimaduras e ainda aceleram o processo de recuperação da pele depois que ela é exposta a doses excessivas de sol comuns no verão - explica a médica Tamara Mazaracki.

Um estudo publicado nos Estados Unidos recentemente comprovou que o sulforafano, um extrato do brócolis, reduz a vermelhidão causada pelos raios UV em até 40%, e a ingestão diária de chá verde deixa pele até 30% mais protegida do sol. Além do brócolis e do chá verde o cacau também é campeão no quesito proteção.

- Mas atenção, não é para sair comendo qualquer chocolate pensando que o bronzeado vai estar garantido. O ideal são as versões escuras, como o chocolate amargo, ou então o cacau em pó, que pode ser misturado em sucos e vitaminas - explica Tâmara. Para ter efeito protetor, esses alimentos devem ser ingeridos diariamente, no mínimo um mês antes da temporada de praia ou piscina.

Cremes com vitaminas também têm ação protetora

Se a idéia de encher o prato com frutas e legumes não é das mais atraentes, a alternativa pode ser tomar vitaminas ou usar cremes hidratantes e filtros solares enriquecidos com extrato de vitamina E, cacau, chá verde e o polypodium leucotomos, uma substância extraída da samambaia que também tem excelentes efeitos fotoprotetores. É o que explica o farmacêutico Maurício Pupo, que prepara fórmulas manipuladas com ativos de plantas, legumes e frutas:

- Os alimentos, as vitaminas e os cremes manipulados não substituem os filtros solares, mas são aliados de quem quer evitar os estragos do sol. Eles são eficazes principalmente para quem tem a pele clara com tendência a queimaduras, psoríase, vitiligo e câncer de pele. Ele lembra que para terem efeito, esses produtos enriquecidos devem ser usados com regularidade ao longo do ano.

- Nada tem efeito imediato. No caso dos hidratantes e das vitaminas, seu uso deve começar, de preferência, uns dois meses antes do verão e não deve ser interrompido até o fim da temporada - resume.

Fonte: O GLOBO

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017