As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Perguntas e Respostas sobre Colesterol

04/04/2008

O que é colesterol? Aprenda mais sobre esta substância importante para nossa vida

Colesterol é um tipo de gordura produzida (sintetizada) no fígado, é uma substância muito importante para a nossa vida. Sabe-se que 70 a 80% do colesterol circulante no sangue é produzido pelo fígado, o restante provém da alimentação.

Em pequenas quantidades existentes no sangue (< 200.0 mg/dL) é fundamental na fabricação de hormônios sexuais, cortisona, vitamina D, ácidos biliares e outras funções. Enfim, sem ele o ser humano não sobreviveria. O colesterol também está contido em certos alimentos, como: ovos, carnes e derivados do leite. Quando comemos estes alimentos freqüentemente e em excesso, a taxa de colesterol no sangue pode aumentar.

Isso significa que o Colesterol é necessário para o nosso organismo?

Sim. O colesterol em quantidades normais (menor que 200,0 mg/dL) é indispensável. Veja o que está escrito na definição de colesterol, ele é fundamental para o ser humano.

Causas do aumento de Colesterol

Os níveis de colesterol podem se elevar por 2 fatores principais: o genético e a dieta.

O fator genético é o mais importante, porém dietas inadequadas também podem elevar o colesterol.

Pessoas que têm parentes diretos com colesterol alto e história familiar de aterosclerose devem ter seu colesterol dosado. O colesterol só existe nos alimentos de origem animal.

Mas por quê é tão importante manter o Colesterol baixo (menor que 200,0 mg/dL)?

A taxa alta de colesterol no sangue provoca o entupimento das artérias, e o excesso tende a acumular-se nas paredes, formando placas de gordura, os ateromas. Pouco a pouco eles podem “entupir” as artérias.

Este processo é chamado de ATEROSCLEROSE, grande responsável pelo infarto e derrame cerebral.

Esse risco aumenta quando a pessoa está acima de seu peso, sobrecarregando a circulação com o aumento de açúcares, gorduras e proteínas.

Quais são os sintomas da ATEROSCLEROSE*?

Usualmente, a aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma, até que um estreitamento acen-tuado ou obstrução de uma ou mais artérias ocorra. A medida que a aterosclerose estreita a artéria, o órgão afetado pode deixar de receber sangue suficiente para oxigenar os tecidos.

*ATEROSCLEROSE é o mesmo que arteriosclerose. Envolve o depósito de gorduras (colesterol), cálcio e fibrina na camada interna das artérias. Palavra de origem grega que significa "artérias endurecidas".
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

O que significa "Colesterol Total", "Bom Colesterol" e "Mau Colesterol"?

Existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. A soma de todos eles (HDL,LDL, VLD) chama-se "colesterol total". O"bom colesterol" ( HDL), é assim chamado porque retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo.

O "mau colesterol " (LDL), faz o inverso, ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob forma de placas de gordura, por isso é chamado de "Mau Colesterol".

O que significa cada uma das abreviaturas que você encontra no laudo do seu exame?

LDL: Abreviatura de low-density-lipoproteins, lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como "mau colesterol".

HDL: Abreviatura de high-density-lipoproteins, lipoproteínas de alta densidade, também conhecidas como "bom colesterol".

VLDL: Abreviatura de very-low-density-lipoproteins, lipoproteínas de muito baixa densidade.

O que fazer quando o colesterol aumenta significativamente?

Algumas doenças levam ao aumento do colesterol, como o hipotireoidismo (diminuição da produção de hormônios pela tiróide), doenças nos rins, das glândulas supra-renais e outros. Procure o seu médico com urgência.

O que fazer para reduzir o nível de colesterol?

1. Leite pobre em gordura (desnatado) e iogurtes desnatados ou "light";

2. Dê preferência aos queijos magros (frescal, ricota, cottage) e às margarinas cremosas ou halvarinas;

3. Prepare os alimentos utilizando óleos vegetais, como: soja, milho, canola, girassol e azeite de oliva;

4. Cuidado com as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteigas;

5. Varie as carnes, intercalando carne bovina com aves e peixes;

6. Remova a gordura visível das carnes e a pele das aves (se possível antes do preparo);

7. Comer alimentos ricos em fibras: aveia, pães integrais e maçãs (além de reduzir as taxas de colesterol ajudam você a sentir-se saciado);

8. Evite preparações que contenham: creme de leite, chantilly, maionese, chocolate, gordura hidrogenada e leite condensado;

9. Consuma ovos e preparações com gemas de forma moderada;

10. Para o tempero de saladas utilize azeite de oliva, limão e vinagre;

11. As massas devem ser acompanhadas por molhos vermelhos ou vegetais;

12. Utilize o forno ou o microondas para o preparo de milanesas e empanados;

13. Prefira salgadinhos assados aos fritos;

14. Frios e embutidos (lingüiça e salsicha) à base de aves podem ser consumidos;

15. Frutas em calda, picolés de frutas, gelatinas, geléias, são isentos de colesterol ou gorduras, mas cuidado com as calorias, pois engordam e o açúcar pode aumentar o nível de triglicérides do sangue;

16. Comer frutas e vegetais;

17. Ao compor a refeição, intercale alimentos industrializados com alimentos naturais;

18. Utilize sal com moderação. Cuidado com o uso abusivo do saleiro de mesa;

19. Mantenha um peso saudável;

20.Faça exercícios orientados sempre por um profissional;

21. O que recomenda o Dr. Cooper para as pessoas com mais de 40 anos que desejam iniciar um programa de exercícios físicos? Antes de mais nada, cada pessoa deve consultar o seu médico e ter dele a aprovação para seu plano de condicionamento. Quem está fora de forma não deve querer resolver tudo nos primeiros dias. O ideal é começar devagar e aumentar gradativamente;

22. Evite o tabagismo (NÃO FUME);

23. Evite a ingestão de álcool ou o faça com moderação.

O que fazer quando a alimentação saudável e o exercício físico não reduz o colesterol?

Se comendo corretamente, se exercitando e modificando hábitos (como, por exemplo, parar de fumar), não reduzir as taxas de colesterol após seis meses, procure o seu médico. Ele poderá querer discutir sobre o uso de medicamentos para baixar estes níveis.

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017