As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Cápsula de ômega 3 engorda?

02/01/2007, por Andrea Galante (mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição).

Tenho recebido e-mails que apresentam a questão: "Cápsula de ômega 3 engorda?". Antes de responder, vou falar o que é o ômega 3 --para isso, preciso explicar o que são as gorduras.

As gorduras podem ser divididas em dois grupos: as saturadas e as insaturadas. A gordura saturada está fortemente relacionada ao aumento de colesterol. Encontra-se gordura saturada nos produtos de origem animal --carnes, leite e ovos.

Já as gorduras insaturadas podem ser divididas em monoinsaturadas e poliinsaturadas. Os ácidos graxos monoinsaturados estão relacionados à diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides, glicose e aumento do bom colesterol (HDL). Exemplo de gordura monoinsaturada são os azeites e castanhas. Já os ácidos graxos poliinsaturados têm um importante efeito na proteção cardiovascular.

Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, o ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, são essenciais ao organismo. É necessária a ingestão desse nutriente, por meio dos alimentos ou, em alguns casos, com suplementos em cápsulas.

Alguns estudos indicam que a ingestão do ômega 3 auxilia a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total --o excesso pode retardar a coagulação sangüínea. É também importante sua ingestão no tratamento de alergias e processo inflamatórios.

Em relação à caloria, uma cápsula de ômega 3 não será responsável pelo aumento significativo de caloria em uma dieta. Quando for consumido por meio do alimento também não haverá problema --isto é, quando se tratar de uma dieta adequada quantitativamente.

Vale ressaltar que qualquer suplementação deve ser feita sob orientação médica e que todos os alimentos devem ser ingeridos como moderação.

Excelentes fonte de ômega 3 são: peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha, atum) e óleo de linhaça.

Muita saúde!

Fonte: Folha OnLine

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017