As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Alimentos fontes de energia

12/12/2005, por Andrea Galante (mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição).

Uma das principais funções dos alimentos é fornecer energia ao organismo. Sem esse substrato, não existe vida, já que o cérebro necessita de glicose para realizar suas funções. E os principais alimentos fornecedores de energia (glicose) são os carboidratos.

Os alimentos ricos em carboidratos fazem parte do grupo dos alimentos energéticos, são eles: açúcar, arroz, macarrão, pães, farinhas, batata, mandioquinha, cara, mandioca e, é claro, todos os demais produtos que utilizam em sua formulação um desses ingredientes.

Frutas e verduras também apresentam em sua constituição carboidratos, mas fazem parte do grupo dos reguladores por serem excelentes fonte de vitaminas e minerais. Os feijões o leite e derivados, apesar de serem considerados alimentos protéicos e pertencerem ao grupo dos construtores, também apresentam em sua composição nutricional carboidratos.

Nos últimos anos, um novo modismo começa em relação ao consumo de carboidratos. Apareceram dietas com restrição severa desse nutriente, abrindo espaço para a produção de alimentos com redução desse ingrediente. Aliás, várias dietas da "moda" colocam os carboidratos como verdadeiros bandidos.

De uma forma geral, crianças, homens e mulheres estão em busca do peso ideal, os padrões estéticos impostos pela grande mídia associam felicidade e beleza a ser magro ou muito magro! Realmente o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para doenças como diabetes, hipertensão, cânceres e até doenças cardiovasculares, mas para ter o peso dentro da faixa de normalidade não é preciso passar fome. É sim necessário comer de forma equilibrada, considerando que uma alimentação promotora de saúde deve conter alimentos dos grupos dos energéticos, construtores e reguladores

Mandioca

A mandioca, nome científico da Manihot esculenta (mais conhecida pelos nomes populares de aipim, macaxeira e maniva) é uma excelente fonte de carboidratos; pertence ao grupo dos alimentos energéticos sendo que, 100 gramas de mandioca, fornecem em média 149 Kcal.

Esse alimento pode estar presente no cardápio de quem quer perder peso. O importante é consumir em quantidade moderada, como também não consumir na mesma refeição alimentos do mesmo grupo dos energéticos (arroz, batata, mandioquinha, cara, inhame, macarrão ou farinhas).

Existem alguns tipos de farinhas que são feitas a partir da mandioca. São elas: farinha de Carimã, que apresenta em média 179 Kcal por cada 100 gramas; farinha de tapioca, cada 100 gramas apresentam em média 382 Kcal; e a Goma de Tapioca, em média em 100 gramas tem 229 Kcal.

A mandioca apresenta em sua composição nutricional os glicosídeos cianogênicos, substâncias tóxicas quando o alimento é ingerido cru. Mas essa substância é inativada pela cocção.

Em relação às folhas da mandioca, é um grande mito achar que é boa fonte de ferro e minerais. Muito pelo contrário. As folhas apresentam substância antinutricinais que atrapalham a absorção dos nutrientes dos demais alimentos consumido em mesma refeição.

Como na nutrição tudo é equilíbrio, o que você acha de experimentar uma dessas receitas, lembrando, é claro, de incluir nas refeições, frutas e saladas e verduras cozidas!

Fonte: Folha OnLine

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017