As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Peso ideal e dieta

21/02/2005, por Andrea Galante (mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição).

Dieta equilibrada, às vezes acaba se tornando um tema vago para quem tem pressa em perder peso. Dietas radicais são mais atrativas e prometem perda de peso imediato. Pode-se dizer que a grande diferença entre o equilíbrio e as radicais está no ponto da manutenção da dieta e na saúde.

A minha grande preocupação é com a saúde, o peso adequado com certeza é a conseqüência de uma alimentação adequada nutricionalmente. Em vários textos menciono que a quantidade exata de nutrientes esta relacionada ao: sexo; altura, atividade física. Mas em média pode-se dizer que um indivíduo necessita de 2000 Kcal por dia.

Agora o indivíduo que necessita perder peso, realmente precisa diminuir a quantidade ingerida, e muitas vezes ao consumir 2000 Kcal, acaba reduzindo o peso, pelo simples motivo que o consumo habitual dele por exemplo era de 4000 Kcal. Complicado? Vou tentar explicar melhor.

Caso você queira perder peso, comece por: Comer de 4 em e horas,
Não pular refeições;
Incluir em seu cardápio 2 porções de saladas; 2 porções de legumes cozidos (não fritos); 2 a 3 porções de frutas;
Ingerir alimentos que tenha carboidratos, de preferência integral;
Ingerir alimentos ricos em proteínas como, carne e leites e derivados magros; consumir gordura na forma de azeite moderadamente, excluir as frituras; limitar o consumo de doces e açúcares;

Não é necessário comer tudo diet e light, e sim diminuir as porções dos alimentos ingeridos.

Sobre o item, diminuir as porções dos alimentos ingeridos, acho que uma das etapas fundamentais para o sucesso da reeducação alimentar. Você reparou que nos últimos anos as porções dos alimentos aumentaram e muito o tamanho. Quem lembra do saquinho de pipoca que comíamos no cinema? Agora é um balde de pipoca, e é claro que acabamos comendo todo e muitas vezes ainda repetimos. Cuidado com esses tipos de armadilhas!

O que mais observei em minha viagem a Paris, foi a forma maravilhosa que esse povo se alimenta. Os alimentos são lindos, as preparações super cuidadas e as porções não são exageradas. Sabe-se que a obesidade não é um dos grande problemas de saúde pública e, no entanto, as pessoas comem de tudo e, diga-se de passagem, comem muito bem.

Observei também que eles incluem frutas e verduras na alimentação. Fui em uma feira em Versailles e tive o prazer de observar a qualidade dos alimentos, frutas, verduras, sementes e queijos. Os queijos, mais de 2500 tipos de queijos, e os quais consegui experimentar simplesmente maravilhoso.

Se você quer perder peso, pense em começar a diminuir o tamanho das porções dos alimentos.

Fonte: Folha OnLine

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017