As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Ingestão de ômega 3 diminui a incidência de câncer

04/10/2005, por Andrea Galante (mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição).

Apesar de este texto falar da importância do consumo de alimentos fonte de ômega 3 para a diminuição do risco de alguns tipo de cânceres, quero que você entende que uma alimentação adequada que auxilia a saúde não é baseada em apenas um nutriente.

Ou seja: não adianta você consumir muito ômega 3 e não consumir os demais nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais presentes nas frutas, o cálcio presente no leite, derivados e folhas verdes escuras, as proteínas provenientes das carnes e leguminosas, os carboidratos contidos nos cereais.

Imagine um indivíduo que não tem tempo de se alimentar, consome apenas alimentos de fast food, frituras, comidas gordurosas, pobres em vitaminas e minerais. Se esse mesmo indivíduo consumir ômega 3 através dos alimentos ou por meio de um suplemento, a proteção dessa substância não será a mesma no organismo.

Os ômegas -3 (ácidos graxo -3 [?:3]) e 6 (ácidos graxo -6 [?:6]) estão presentes na gordura poliinsaturada.

O ômega 3 presente em peixes gordurosos de água fria como sardinha, atum e salmão também pode ser encontrado em pequenas quantidades nos óleos vegetais. A semente de linhaça também é uma boa fonte de ômega 3. Já o ômega 6 está presente em óleos vegetais, sementes e nozes.

Estudos feitos em animais mostram que o consumo de ácidos graxo -3 (?:3) pode estar relacionado com a diminuição do crescimento de cânceres e o aumento da eficácia e redução dos efeitos adversos da quimioterapia.

Outros estudos epidemiológicos indicam que populações com alta ingestão de ômega 3 têm menor incidência de câncer de mama, próstata e cólon.

É importante ressaltar que, segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a ingestão total de gordura deve ser de 20 a 30% do total de calorias ingeridas. Assim, se um indivíduo consome 2000 kcal por dia, ele deve consumir no máximo 600 kcal provenientes de gordura. O ômega 3 deve estar contido nessas calorias, de 600 Kcal proveniente de gordura --em torno de 3% deve ser de ômega 3, ou seja, 18Kcal (2 gramas de ômega 3 por dia).

Fonte: Folha OnLine

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017