As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Gorduras são importantes para a saúde

12/09/2005, por Andrea Galante (mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição).

Isso mesmo, caso você queira perder peso, ou se o seu problema é reduzir o colesterol ou triglicérides, aprenda um pouco sobre as "gorduras". Descubra que existem tipos diferentes e quais são as mais indicadas para o consumo.

As gorduras são compostas por ácidos graxos saturados e insaturados (monoinsaturadas e poliinsaturadas).

Os ácidos graxos saturados propiciam o aumento do colesterol circulante e das lipoproteínas de baixa densidade (LDLs). Já as gorduras insaturadas agem na redução de LDL.

Os ômegas 3 e 6 estão presentes na gordura poliinsaturada. O ômega 6, presente em óleos vegetais, sementes e nozes, pode auxiliar na redução do LDL e do colesterol total. Já o ômega 3 está presente em peixes gordurosos de água fria como sardinha, atum, salmão, te ambém pode ser encontrado nos óleos vegetais. Seu consumo esta relacionado a prevenção das doenças cardiovasculares e na cicatrização. Mesmo sendo benéfico à saúde, deve ser consumido moderadamente devido ao alto valor energético.

São fontes alimentares de gordura saturada: leite e derivados integrais, carnes vermelhas e brancas, (principalmente a gordura da carne e a pele das aves). De gordura insaturadas, as fontes são: amendoim, nozes, castanhas, óleos vegetais (canola, milho, soja), azeite, azeitona.

Gordura Trans

A chamada gordura trans é formada pela hidrogenação a partir da gordura insaturada. Este processo ocorre naturalmente no rumem dos animas ou pode ocorrer através de processo industrial.

A gordura trans é encontrado em uma quantidade pequena em alimentos de origem animal como a carne e o leite, mas também está presente em quase todos os alimentos industrializados --também conhecida como gordura vegetal hidrogenada, ela apresenta uma boa consistência para a produção de alimentos, dando mais sabor e até aumentando a vida útil do produto.

A gordura trans em excesso aumenta o LDL colesterol (ruim colesterol) e, ao mesmo tempo, reduz o HDL colesterol (bom colesterol).

Cada grama de gordura saturada, insaturada ou trans fornece por cada grama de gordura 9 Kcal. Assim, se você consumir dez gramas de óleo, você estará consumindo 90 Kcal.

De uma forma em geral, um indivíduo adulto deve consumir 2000 Kcal, sendo que as gorduras devem representar de 20% a 30% do total de calorias. Isso significa que você deve consumir por dia no máximo 600 Kcal (66,6 gramas) provenientes de gordura, e dando preferência para as gorduras monoinsaturadas.

Fonte: Folha OnLine

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017