As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Para que serve a Camomila

26/03/2004, por Izildinha Botelho

Camomila (ou Marcela). As flores da Camomila (Matricana chamomilla, Sinonímia, Camomila-Vulgar, Camomila da Alemanha, planta anual européia que pode ser cultivada com as Calendulas).
Camomila é uma das plantas usadas para fins medicinais. Foi trazida da Europa e é cultivada em hortas. No Brasil também conhecida por camomila-romana. Ela cresce cerca de 30cm de altura, tem caules delgados, rasteiros e muito ramificados. Sua flor assemelha-se às margaridas.
Suas flores e folhas são muito usadas para chá, possui aroma e sabor intenso, Também podendo ser usadas em cataplasmas para dores de dentes ou no preparo de tônicos.
A camomila é útil em caso de dores, alergias e inflamações. Quando se fala de tisanas ou infusões, a maioria das pessoas logo pensam na camomila, pois ela estimula os movimentos peristálticos do intestino, e ajuda recuperar sua função, depois de ter estado paralisado, por esse motivo os médicos na maioria das vezes recomenda aos recém operados.
O principio ativo mais importante da camomila é a sua essência, cujos componentes mais importantes é o camazuleno (antiinflamatório) e o bissabol (sedativo). Ela também contém flavanóides e cumarinas, além de um principio amargo tonificante, varias propriedades da camomila foram comprovadas cientificamente. É também muito útil contra os espasmos do estomago e do intestino devido a nervosismo ou ansiedade, indicada também em casos de cólicas de todo tipo especialmente nas renais e biliares chamadas também hepáticas, pelo seu efeito sedativo e relaxante. Os componentes químicos da flor como matricina, matricarina epigenina, umbelifenona, quercimeritina e acido clorogênico, proibidos às mulheres grávidas.
Em muitos paises, e em todas as classes sociais é muito usada no tratamento de numerosas enfermidades, inclusive na medicina veterinária.
O chá é feito da seguinte forma: 1 colher (sopa) não muito rasa numa xícara (chá) e cubra com água fervendo, tampe e deixe amornar por 10 minutos, coe e pode tomar.
Também é feito em forma de chá para clarear os cabelos, da seguinte forma : Coloque em ½ litro de água um punhado (cerca de ½ xícara) de flores. Deixe ferver, coe e quando estiver morno, use no enxágüe dos cabelos. Pode ser usado também como compressas no rosto para atenuar olheiras, ou no banho com relaxante ou como óleo para fricções.

Fonte: Sociedade Digital

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017