As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

A berinjela e seu valor

24/04/2003, por Izildinha Botelho

Berinjela (Solanum Melongena) planta da família das solanáceas, fruto comestível. O seu período de safra é de janeiro a maio. Ela é procurada por grandes chefs de cozinha.

Para os especialistas no assunto, a berinjela surgiu na Índia há 4000 anos, sendo a China o segundo produtor, mas ela foi industrializada na Europa pelos árabes. Já no século XVI, com as viagens dos portugueses e espanhóis, foram eles que levaram para outros continentes.

A berinjela também é conhecida por herenges, berinjela e tongu. A planta pode chegar a um metro de altura, seu fruto é carnudo e são de três formatos, sendo comprido, meio comprido e redondo, e de cor diferente uma escura, rajada e clara. No Brasil é mais cultivada a de cor roxo-azulada, pois são colhidas ainda antes do tempo, por isso são mais tenras.

Elas têm pequenas quantidades de vitamina B5, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Magnésio, Enxofre, as vitaminas A, C e as do complexo B. Acreditam que o seu principio ativo inibem a absorção intestinal de gorduras. Mas quando ingerida crua é de difícil digestão, ela é recomendada para outras enfermidades como a dos rins, bexiga, afecções cutâneas e é redutor de colesterol.Ela também contém carboidratos, proteínas e é rico em minerais, como sódio. Suas folhas são usadas no preparo de cataplasma para tratar de abscessos na pele.

As berinjelas mais gostosas são as tenras de pele fina, pois as maiores têm mais sementes e são mais duras e amargas. Podem ser feitas cozidas, recheadas, grelhadas, assadas ou ensopadas.

Para tirar o sabor amargo se salga e deixe descansar por meia hora. Ela pode ser consumida com ou sem casca.

A berinjela tem pouca caloria, para cada xícara de berinjela crua contém 40 calorias, só não pode ser frita, pois com a fritura ela absorve a gordura e com isso aumenta as calorias. Ela é boa também para quem tem pressão alta.

Fonte: Sociedade Digital

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017