As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

Tipos de Vinhos, e sua Origem

24/05/2006, por Izildinha Botelho

Tudo começa pela uva, a espécie mais apropriada é a Vitis Vinífera. Sua origem é das terras do Mar Cáspio. Par colher uma uva de qualidade é importante o clima de inverno e verão. O inverno é importante para a longa e revitalizante dormência das videiras, o calor do verão também é importante que seja seco para a maturação das frutas, pois tem maior concentração de açúcar.

Foi na Europa o primeiro lugar onde a Vitis Vinífera encontrou o clima adequado para se desenvolver. Pois os paises como Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha são os que possuíam terras com ótimas condições para o seu cultivo.


Vinhos mais famosos de cada país.

Vinhos da Alemanha: são vinhos brancos, dois deles são os tipos Mosela e Reno, que são de origem dos Vales dos Rios de mesmo nome.


Vinhos da França: estão entre os melhores do mundo devido a sua qualidade e variedade. As regiões de vinícolas mais importantes da França são de Bordéus que em francês é Bourdeaux, Borgonha e Champagne. No Sudoeste da França é muito produzido o vinho tinto e branco, o Bordeux tinto também é conhecido como Clarete. Já no Centro Leste, na região de Borgonha também produz vinhos tintos e brancos. As melhores vinhas de Borgonha vão até a Dijon uma área a Sudoeste de Beaune. Ao Sul é chamada de Cote D”Or (Costa do Ouro), eles produzem um Borgonha tinto conhecido por Beaujolais. Os mais conhecido Borgonha branco são: o Chablis, Montrachet e Pouilly – Fuissé. Foi no Norte da França na região de Champagne que surgiu o vinho espumante que conhecemos como Champagne.


Vinhos da Itália: As uvas são cultivadas por todo o país, mas os melhores vinhos são do norte da Itália na região de Piemonte, os que mais se destacam são Ast Espumante, Barbaresco e Barolo. O Chianti que é um dos vinhos mais conhecido vem de uma região do Oeste da Itália que ë Toscana.


Vinhos de Portugal: O vinho Porto é originário e produzido no Norte de Portugal e o Madeira é produzido na Ilha da Madeira.


Vinhos da Espanha: os primeiros vinhos e mais conhecidos é Málaga e Xerez Vinho generoso, seco e doce, elaborado na Andaluzia.


Vinhos do Estados Unidos: O vinhedo Californiano é o mais importante dos Estados Unidos, é responsável pela produção de quase todo o consumo do país. Há também produtores do lado do Atlântico, os Estados de Nova York e de Ohio, do lado do Pacifico e o Estado de Washigton na fronteira Canadense.


Na América do Sul as condições adequadas para a produção de vinhos, como encontradas na Califórnia, existiam na região de Mendoza, Argentina e no Chile nos arredores de Santiago.


Vinhos da Argentina: O vinho argentino, de quase toda produção é muito consumido internamente. As principais regiões vinícolas do país ficam na fronteira Chilena próxima dos Andes que é Mendoza e San Juan.


Vinhos do Chile: é produtor dos melhores vinhos da América do Sul, os de qualidade superior, rotulados como Reservado ou Gran Vino. Em 1865, uma grande praga ameaçou a sobrevivência da vinicultura mundial. O pulgão Filoxera Vastatrix, atacou as raízes das videiras mais nobres, espalhando pelo mundo por mais de trinta anos, destruindo os vinhedos europeus e outros, menos o Chile que protegido pelo mar e pela cordilheira dos Andes.A produção de vinhos quase toda destruída encontrou uma esperança no final do século, nas videiras selvagens da Califórnia. Apesar do pulgão ter atacado seus galhos e folhas,não destruíam as suas raízes, ao verificar que as raízes não eram atingidas, pois elas tinham resistência ao pulgão passaram a enxertar a Vitis Vinífera nas raízes das videiras selvagens processo adotado em todo o mundo.Hoje só o Chile continuam cultivando as videiras de pé antigas enterradas no solo.

Fonte: Sociedade Digital

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017