As melhores receitas culinárias organizadas em categorias e subcategorias. O visitante também pode enviar as suas receitas, comentar e dar notas. Leia também dicas e artigos sobre temas relacionados.

Artigos

A História do Vinho no Brasil

18/09/2006, por Izildinha Botelho

No final do século XIV, os espanhóis levaram videiras para o México. E foi no século XVI, que os missionários franciscanos levaram espécies de videiras do Norte da Europa para a Califórnia.

No Brasil, a cultura da vinha iniciou-se por volta do século XIX, no Rio Grande do Sul.

Acredita-se que no ano de 1875 os imigrantes italianos começaram a chegar ao planalto Gaúcho, trazendo sacos de sementes, e em pouco tempo cobriram de parreiras. O antigo vilarejo conhecido como Campo dos Bugres é hoje o mais importante centro econômico e cultural da região. Há muitas industrias e um próspero comércio. Esse progresso esta a lavoura de Bento Gonçalves, Garibaldi,Caxias e outros núcleos de colonização italiana.que cresceu com seus campos de parreiras.

Foram os italianos quem trouxeram para o Brasil o hábito de tomar vinho, e sementes de uvas de finas qualidades. Mas o cultivo das primeiras vinhas não foi fácil, pois as parreiras estranharam a terra gaúcha, fora do seu habitat natural. Pragas e doenças logo as destruíram.

Os italianos mais tarde descobriram que alguns alemães do vale do Caí cultivavam uma uva chamada Isabel. Usavam para consumo domestico, essa espécie é originaria da Califórnia, que foi levada pelos missionários espanhóis, ela era mais resistente e adaptaram em diferentes solos.

As parreiras de uvas Isabel subiram as terras altas e espalhou-se pelas pequenas propriedades com suas raízes fortes. Os vinhedos renasceram vigorosos ocupando os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Farroupilha.

A uva proporcionou aos colonos italianos uma cultura permanente, transformando-se seu principal produto agrícola, com a implantação de industrias vinícolas nos centros urbanos próximos.

Há grande número de cantinas e cooperativas nessas regiões. Esses estabelecimentos, por seu porte e organização podem ser comparados a famosos dos gêneros europeus, que são importantes empresas como a Milani e a Dreher em Bento Gonçalves, a George Aubert em Garibaldi, a Mosele em Caxias, e a Rio Grandense que tem cantinas nessas cidades e em Farroupilha.

Produzem vinhos de alta qualidade e de outros tipos também como Champanhe, Conhaque, etc..

Fonte: Sociedade Digital

voltar

Receitas Culinárias | Dicas Culinárias e de Alimentação | Vídeos de Receitas Culinárias | Artigos | Fale Conosco | Sitemap
Desenvolvido por ProBrasil.net ® 2008 - 2017